domingo, 3 de junho de 2012

FESTA DO SENHOR BOM JESUS DA LAPA – JARDINÓPOLIS SP – 100 ANOS DE RELIGIOSIDADE POPULAR.

Esta semana não publicarei minha reflexão costumeira do blog para poder abrir espaço à divulgação do centenário da mais tradicional festa de religiosidade popular de toda a região de Ribeirão Preto. A Festa do Senhor Bom Jesus da Lapa de Jardinópolis, A minha cidade. Segue texto publicado no Jornal “Notícias do Santuário”, para a divulgação do evento que se estenderá por todo o próximo ano.

PROJETO: “Celebrando o Centenário.
             “O ano de 2013 será marcante para a Igreja Católica do Brasil. Teremos a alegria de sediar a Jornada Mundial da Juventude que acontecerá no Rio de Janeiro em julho, e ainda teremos a presença de nosso pastor o Papa Bento XVI neste encontro ímpar com a nossa juventude católica de todo o mundo.
            Contudo, para a cidade de Jardinópolis, 2013 será ainda mais especial, isto porque a tradicional e querida festa do Senhor Bom Jesus da Lapa completará 100 anos de evangelização, comprometimento e caminho para a salvação de inúmeros homens e mulheres que aos pés do Senhor Bom Jesus recorrem a cada ano renovando sua fé e esperança no reino que é de todos.
            Assim sendo, a reitoria do Santuário Arquidiocesano do Senhor Bom Jesus da Lapa iniciou o projeto “Celebrando o Centenário” que colaborará na preparação deste momento de muita alegria para todos os romeiros e devotos. Aconteceu em maio a primeira reunião da equipe deste projeto, que no dia 06 de agosto deste ano iniciará a contagem regressiva para jubileu deste Santuário, novo diante de documentos canônicos, mas já experiente e amado na fé deste povo devoto.
            Nas próximas edições, o nosso “Notícias do Santuário” (N.S.), estará trazendo o que está sendo pensado e preparado, para que este centenário seja um momento verdadeiramente evangelizador e celebrativo para todos os que devotamente em romaria caminham para agradecer as bênçãos derramadas do alto da cruz sobre todos.Contamos com a ajuda Todos!”(Notícias do Santuário, Junho de 2012).

Entrevista com a Equipe Celebrando o Centenário.
N.S. - Quem faz parte desta equipe?
Equipe: Todos os coordenadores das equipes de serviço do Santuário Arquidiocesano do Senhor Bom Jesus da Lapa de Jardinópolis. Ou seja, o coordenador geral e de equipes de Liturgia, coordenadores das equipes de Batismo, de Noivos, da Renovação Carismática Católica, de eventos e dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão. Após esses primeiros contatos a ideia é estender os preparativos à participação de todos aqueles que prestam serviços e estão diretamente envolvidos com o dia-dia do Santuário e não ficar restrito aos coordenadores.

N.S. – Quando começam os trabalhos para este momento importante?
Equipe: Já começaram. Alguns membros desta equipe já estão se mobilizando em alguns dos preparativos mais urgentes, principalmente aqueles que precisam ser pensados e resolvidos com bastante antecedência para que tudo se encaminhe sem estresse e da maneira como os nossos romeiros fiéis merecem. 

N.S. – Existe uma agenda de eventos para preparar a cidade e a região para celebrar o centenário?
Equipe: Sim. E isso é muito importante. A Festa da Lapa é do município e principalmente de todo o POVO de Jardinópolis, por isso, é necessário que todos se mobilizem em torno deste momento especial na vida do Santuário. Para isso, existe a ideia de movimentar as pessoas, os jovens, os idosos e, quem sabe, as escolas do município para o aspecto histórico e cultural da Festa e sua importância na história da própria cidade de Jardinópolis. Pelo aspecto religioso, a ideia é integrar todas as paróquias da cidade nas festividades, bem como divulgar e promover a agenda de festividades do centenário em todas as cidades da região. Durante todo o próximo ano
estaremos visitando essas paróquias para contar um pouco da história da festa da Lapa ao mesmo tempo em que estaremos convidando a todos para participarem conosco do marco destes cem anos de fé e de evangelização.

N.S. – Qual a mensagem que a equipe gostaria de deixar para os leitores do nosso informativo?
Equipe: Esse é um momento de todos nós. Todos e cada um de nós temos uma história a contar a respeito da Festa da Lapa. Então, venha participar conosco. Se você tem uma história, uma foto ou só muita vontade de ajudar, entre em contato com alguém da equipe de serviço do Santuário. Você é muito bem vindo. Durante esse próximo ano, participe das nossas promoções e você estará contribuindo para que a festa do nosso centenário faça jus à importância que o Bom Jesus da Lapa tem em nossas vidas. 

Visite Jardinópolis na 99ª. Festa do Senhor Bom Jesus da Lapa de 28 de Julho a 06 de Agosto de 2012 e, faça conosco a Contagem Regressiva para a 100ª. Festa do Senhor Bom Jesus da Lapa de 28 de Julho a 06 de Agosto de 2013.

Um comentário:

  1. Ótima festa,to adorando ir todos os dias, e no ano que é o centenario dessa belissima festa que reune farios fiéis de todas as regioes...Pesso a deus que abençoes a toda a minha familia e fiéis que prestigiam a festa do senhor BOM JESUS DA LAPA.. PARABENS E VAMOS RUMO AO CENTENARIO!!!

    ResponderExcluir