sábado, 12 de agosto de 2017

MORFOLOGIA DAS CÉLULAS DO SANGUE E LEUCEMIAS

FOTOGRAFIAS E LEGENDAS: ALUNOS 4o. SEMESTRE - MEDICINA - Uni-FACEF - Franca - SP. 

ESFREGAÇO DE SANGUE PERIFÉRICO
Células do sangue
As células do sangue pertencem a duas linhagens de características morfológicas e funcionais diferentes. Suas origens também são diferentes.
Células do sangue:
- as hemáciaseritrócitos ou glóbulos vermelhos, estruturas anucleadas que contém grande quantidade de hemoglobina no seu interior.
- os leucócitos ou glóbulos brancos, grupo constituído por vários tipos celulares. Conforme suas características do núcleo e citoplasma são subdivididos em:
           a) granulócitos ou polimorfonucleares. Seus núcleos têm cromatina densa e são divididos em pequenas porções unidas por filamentos delgados de cromatina. O número destas porções pode variar e por esta razão são denominados polimorfonucleares. O citoplasma das células deste grupo possui grânulos de diferente composição química, coloração e funções, denominados grânulos específicos. De acordo com suas várias características os leucócitos granulócitos podem ser:
            neutrófilos - seus núcleos tem cromatina densa, de coloração escura. Quando jovens seus núcleos têm a forma de um bastão em forma da letra C ou U. Esta forma de neutrófilo também é denominada bastonete. Quando maduros seus núcleos são subdivididos em várias porções (geralmente de três a cinco) unidas por filamentos de cromatina. Esta forma de neutrófilo também é denominada de segmentado. Seu citoplasma contém grânulos muito pequenos que se coram mal pelos vários corantes e assumem uma coloração cor de rosa clara.
            eosinófilos - seus núcleos costumam ter dois segmentos, porém é possível encontrar eosinófilos com mais de três segmentos. A grande característica dos eosinófilos está no seu citoplasma: possui um grande número de grânulos grandes corados em laranja ou cor de rosa. Esta coloração é dada pela eosina, daí o nome desta célula.
            basófilos - seus núcleos quase nunca são segmentados, sendo esféricos ou ovais e ocupam a maior parte do citoplasma. Os núcleos são frequentemente obscurecidos por pequenos grãos azuis e púrpura. São as células mais infrequentes dentre os leucócitos e as mais raras de serem encontradas em esfregaços.
            b) agranulócitos ou mononuclearesEstas células tem núcleos esféricos, ovais ou indentados (em forma da letra C ou U), portanto seus núcleos não são segmentados. Seu citoplasma não possui grânulos específicos (daí o nome agranulócitos), porém podem possuir grânulos inespecíficos denominados azurófilos, que podem também estar presentes nos granulócitos. Estes grânulos são muito pequenos, parecendo pequenos pontos no citoplasma, e se coram em azul. Há dois tipos de agranulócitos:
            linfócitos - são células geralmente pequenas, um pouco maiores que as hemácias. Seu núcleo esférico tem cromatina densa. O citoplasma se resume a uma delgada camada levemente basófila ao redor do núcleo.
            monócitos - são células grandes, as maiores do grupo dos leucócitos. Seu núcleo, de cromatina frouxa, é indentado e excêntrico (se situa fora do centro da célula). Possui bastante citoplasma, levemente basófilo. (Fonte: MOL - microscopia On Line - http://www.icb.usp.br/mol/10-1-sangue1.html). 

 





                                     





LEUCEMIA LINFOCÍTICA AGUDA

Por definição, na LLA os blastos compõem mais de 25% da celularidade medular. Nas colorações Wright-Giemsa, os linfoblastos apresentam cromatina relativamente condensada, um ou dois nucléolos e citoplasma agranular escasso. Geralmente também apresentam grânulos citoplasmáticos de glicogênio, que são ácido-periódico-Schiff positivos. (Fonte: 

LINFOCITOSE




 



LEUCEMIA MIELÓIDE DO BAÇO

Por definição, na LMA os blastos mieloides ou os promielócitos constituem mais de 20% do componente celular da medula óssea. Os mieloblastos (precursores dos granulócitos) possuem a cromatina nuclear delicada, 3-4 nucléolos e finos grânulos citoplasmáticos azurofílicos. Bastonetes de Auer, estruturas distintas em forma de bastonete e de coloração vermelha, podem estar presentes nos mieloblastos ou em células mais diferenciadas; são particularmente numerosos na leucemia promielocítica aguda Nos outros subtipos da LMA, monoblastos, eritroblastos ou megacarioblastos predominam.







Nenhum comentário:

Postar um comentário